Friday, September 26, 2008

Musical Instrument Serie - 6



Saxhorn Barítono


EUPHONIUM (Sax-Horn Barítono)- “Euphonium”: palavra vinda do grego “Euphonia” que significa “Belo Som”. É o mais novo instrumento da família dos metais.

Instrumento típico de Bandas em geral (Sinfônicas, Militares, Marciais, Musicais, etc). Sua extensão é a da região “barítono” (por isso a nomenclatura científica: Sax-Horn Barítono, que é atribuída à classificação de voz e não de timbre) devido à sua construção cônica, calibre e campana de medidas largas (Large Bore), acarretando num som doce, aveludado e poderoso (cheio). Teve como predecessores a *serpente e o *ophicleide (séc. XIX).

Como instrumento solista a literatura é vasta e ampla. Na Orquestra Sinfônica tem o seu lugar reservado por compositores como R. Wagner, R. Strauss, G. Holst, M. Ravel, Mahler, L. Janacek, A. Ginastera, S. Barber, etc. Muitos Maestros e compositores chegam a fazer saudáveis analogias do Euphonium com o Violoncello, dizendo que este é o “Cello da Banda Sinfônica” por imensas possibilidades técnicas virtuosísticas, sonoridade, extensão amplificada e a forma peculiar com que o timbre se funde com outros instrumentos.

Por causa da gramática local o termo Euphonium também pode ser encontrado da seguinte forma: Eufônio – Eufonium – Euphonio.

Por ser o instrumento mais novo da família dos metais veio passando por algumas alterações em sua construção física nos últimos 30 anos. Sendo assim, podemos encontrar muitos modelos diferentes no mercado atual. Ainda há tendências de novas modificações e atualizações no moderno Euphonium. Porém, não implicando que os antigos Euphoniuns deixem de sê-los.

Texto de: Ezequiel de Sousa Oliveira
Professor no Conservatório Villa-Lobos de São Paulo.

0 Comments: